AbdonMarinho - OH, DÚVIDA.
Bem Vindo a Pag­ina de Abdon Mar­inho, Ideias e Opiniões, Terça-​feira, 16 de Abril de 2024



A palavra é o instru­mento irre­sistível da con­quista da liber­dade.

OH, DÚVIDA.

OH, DÚVIDA.
Não sou muito bom de piadas, mas até onde lem­bro, era mais ou menos assim:
O cidadão tinha sérias descon­fi­anças que a patroa estava enfei­tando suas tes­tas com algo a doer mais no orgulho ferido que fisi­ca­mente. Por conta disso resolveu seguir a dona. Viu-​a encon­trar com um rapaz muito bem apes­soado e seguirem para o motel. Seguiu atrás. No motel os viu tirar a roupa e começar uns amas­sos bem atre­v­i­dos. Viu a patroa ficar nua em pelo e rapaz tirar a cueca. Quando este tirou a cueca a atirou sobre o trinco da porta cobrindo o buraco da fechadura. O marido, levanta-​se e exclama: – Essa dúvida é que me mata!
Exper­i­mento sen­sação idên­tica à da piada quando con­verso com alguns ami­gos que apoiam o gov­erno Dilma.
A lama da cor­rupção já atingiu quase todos do gov­erno, quase todas as lid­er­anças par­tidárias envolvi­das nos escân­da­los que só são super­a­dos por seus próprios recordes de ban­dal­heiras, estas prat­i­cadas em escala mundial e histórica, e ainda assim, estas pes­soas, muitas até bem cul­tas e inteligentes, defen­dem este gov­erno e seus desac­er­tos. Vão além, a culpa de tudo é mídia dire­itista, con­ser­vadora; a culpa é da oposição; a culpa é da sociedade repleta golpis­tas.
A situ­ação chega ao ponto que é impos­sível debater ou sim­ples­mente emi­tir uma opinião.
A Oper­ação Lava-​Jato da Polí­cia Fed­eral é um lab­o­ratório per­feito para o que vem ocor­rendo. A pat­uleia já tomou con­hec­i­mento que este – o escân­dalo apel­i­dado de petrolão –, é o maior, em envolvi­mento de autori­dades e empresários, de recur­sos desvi­a­dos, do mundo. Mais que isso, de todo mundo, em toda a sua história.
O país opera com uma das mais altas taxas de juros do mundo, o último aumento (virá out­ros), elevou para 14,25, os juros do cartão de crédito – que socorre os mais humildes nas suas despe­sas cor­riqueiras – chegou no mês pas­sado a 372% ao ano, este mês deve pas­sar dos 400% ao ano; no mesmo cam­inho segue o cheque espe­cial.
A inflação não arrefece, já beira os 10% (dez por cento).
O cresci­mento para este ano deve ser neg­a­tivo em quase 2% (dois por cento).
O país, um dos maiores do mundo, não exporta quase nada, ficando à frente ape­nas de uns poucos países expor­tam menos que o Brasil.
O mod­elo ado­tado priv­i­le­gia o sucatea­mento da indús­tria nacional. Basta se ver­i­ficar nos cen­tros com­er­ci­ais, quais­quer um, a origem dos pro­du­tos que ven­dem. Quase tudo é impor­tado. Os entraves trib­utários, tra­bal­his­tas, a cor­rupção, soma­dos ao sucatea­mento, faz com que o país volte ao está­gio colo­nial, expor­tando man­u­fatura e impor­tando todo o resto.
O Brasil não aproveitou os tem­pos de bonança para crescer, inve­stir no setor pro­du­tivo. Pelo con­trário, inve­sti­ram na política demagóg­ica, no pão e circo, saiu por aí con­stru­indo está­dios de fute­bol ao invés de rodovias, fer­rovias e hidrovias. Preferi­ram apos­tar na con­strução de shop­ping Cen­ter ao invés de inve­stir no par­que indus­trial.
Pior de tudo é que não se dão conta dos equívo­cos. Não pos­suem um diag­nós­tico dos nos­sos prob­le­mas. Agora mesmo, numa reunião com os gov­er­nadores, a pres­i­dente da República aponta como respon­sável pela crise que atrav­essa o país, a con­jun­tura inter­na­cional. Trata-​se de uma men­tira deslavada. Uma gros­seira falta de con­hec­i­mento. Como ninguém tem cor­agem de dizer que a análise está errada, con­tin­uam levando o país para o abismo.
Agora mesmo o país vai gas­tar com­prando aviões de guerra. Vão gas­tar uns bil­hões com isso. São necessários, no momento? Estão den­tro das pri­or­i­dades nacionais essa com­pra? Não pode­riam aguardar?
Noutra frente o gov­erno brasileiro – que lá atrás fes­te­jou o acordo com a Ucrâ­nia para desen­volver tec­nolo­gias de lança­mento de satélites a par­tir da base aérea de Alcan­tara, no Maran­hão – moti­vado por razões neb­u­losas, fez de tudo para sab­o­tar o acordo de parce­ria, tendo por fim, ofi­cial­izado o rompi­mento do acordo bina­cional. Isso depois de provo­car um pre­juízo de mais de um bil­hão de reais.
A situ­ação do país é como de uma nau à deriva, em que os seus diri­gentes mais moti­va­dos, por um tosco vol­un­tarismo, que pela real­i­dade, dizem que tudo está bem, que tudo vai ficar bem. Como, se sequer são con­scientes dos prob­le­mas que afe­tam a nação? Como se pref­erem colo­car a culpa na con­jun­tura inter­na­cional, na mídia, na oposição, que a enx­er­gar suas próprias fal­has?
A pres­i­dente apela, na reunião com os gov­er­nadores, a uma espé­cie de pacto nacional, mas usa pre­mis­sas fal­sas. Não tem como fun­cionar.
Assim como não fun­ciona a estraté­gia de fin­gir que a crise que nos afeta é arti­fi­cial e que irá sumir num passé de mág­ica. Não vai. E não adi­anta fin­gir que ela não existe ou agir como aquele marido do começo do texto.
Oh, dúvida!
Abdon Mar­inho é advogado.